São Paulo – O mineiro João Menezes e o paulista Matheus Pucinelli avançaram, nesta quinta-feira, às quartas de final do São Paulo Open Tennis. Com isso, o Brasil tem quatro brasileiros vivos no torneio, que está sendo disputado no Clube Hípico Santo Amaro. Além dos dois, os paulistas Felipe Meligeni e Pedro Sakamoto também buscam vagas nas semifinais do torneio, nesta sexta-feira. A programação começa às 11h, com entrada gratuita para o público, com acesso restrito a 200 pessoas devido à pandemia.

Cabeça de chave 7 e 204º do mundo, o mineiro João Menezes venceu, nas oitavas de final, Chun-hsin Tseng, de Taipei, por duplo 6/3. Apesar do placar, o brasileiro ressalta: “Na verdade, hoje foi um jogo bem intenso. O Tseng devolve muito bem o saque, consegui me impor e, sobretudo, devolver um pouco melhor do que ele, fui mais sólido nos momentos importantes e consegui me sobressair no saque.”

Nas quartas de final, nesta sexta, Menezes terá pela frente o jovem Pucinelli, de 19 anos e 936º, que surpreendeu e o gaúcho Orlando Luz, 315º, em 2 sets a 1, parciais de 6/4 2/6 6/3. “O Pucinelli é um jovem que está começando no profissional, está em ascensão, que vai vir sem nenhuma pressão e, com certeza, vou ter que jogar o meu melhor para conseguir me sobressair. É um jogo muito perigoso, vou ter que estar sempre atento e focado”, avaliou Menezes.

Pucinelli aparece até aqui como destaque do torneio. Venceu seus dois jogos do qualifying para ingressar na chave principal, na qual também já venceu outros dois jogos – o japonês Kaichi Uchida na estreia e Luz, nas oitavas. “Foi um jogo bem parelho contra o Luz, mas que tive bons momentos. Soube lidar bem com a pressão. No terceiro set, senti o cansaço, mas reagi e tive frieza para decidir”, analisou Pucinelli.

“Venho de uma boa sequência aqui, estou bem aclimatado. Fiz jogos duros e importantes. Conheço pouco o Menezes, mas espero recuperar bem o físico e fazer um bom jogo”, disse Pucinelli.

Já Meligeni, 306º, enfrenta nas quartas o cazaque Dmitry Popko, cabeça 5 e 172º, enquanto Sakamoto, 308º, enfrenta pela primeira vez na carreira o francês Maxime Janvier, 211º, algoz de Thiago Monteiro, principal favorito ao título.

Completando os jogos desta fase, o português Frederico Ferreira Silva, que eliminou o paulista Thomaz Bellucci, duela com o argentino Camilo Ugo Carabelli, que prestou uma homenagem ao compatriota Maradona, usando a camisa 10 no aquecimento. A ATP também fez um minuto de silêncio em todos os jogos da rodada.

Resultados desta quinta-feira:

Matheus Pucinelli (BRA) d Orlando Luz (BRA) 6/4 2/6 6/3

Frederico Ferreira Silva (POR) d Thomaz Bellucci (BRA) 6/3 6/1

Camilo Ugo Carabelli (ARG) d. Christian Lindell (SWE) 6/2 6/3

João Menezes (BRA) d. Chun-hsin Tseng (TPE) 6/3 6/3

Programação desta sexta-feira:

Quadra Central

11:00

Felipe Meligeni Rodrigues Alves (BRA) vs [5] Dmitry Popko (KAZ)

Não antes das 12:30

Maxime Janvier (FRA) vs P. Sakamoto (BRA)

Não antes das 14:30

[7] João Menezes (BRA) vs [Q] Matheus Pucinelli De Almeida (BRA)

Quadra 2

11:00

Dutra Silva (BRA) / F. Romboli (BRA) vs C. Gomez-Herrera (ESP) / R. Ortega-Olmedo (ESP)

Não antes das 12:30

[6] F. Ferreira Silva (POR) vs [Q] C. Ugo Carabelli (ARG)

Não antes das 14:30

[1] L. Martinez (VEN) / F. Meligeni Rodrigues Alves (BRA) vs [4] G. Duran (ARG) / R. Quiroz (ECU)