Dos nove brasileiros que estrearam na chave principal do São Paulo Open Tennis, nesta terça-feira, seis deles venceram e avançaram às oitavas do torneio do ATP Tour Challenger, que distribui uma premiação de US$ 52 mil.

O torneio prossegue nesta quarta-feira, a partir das 10h, com entrada gratuita ao público no Clube Hípico Santo Amaro. O acesso é restrito a 200 pessoas, devido à pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e do Governo do Estado.

O gaúcho Orlando Luz, 315º do mundo, abriu a rodada surpreendendo o paranaense Thiago Wild, cabeça de chave 2 e 115º, por 7/5 1/6 6/3. “A chave para vitória foi a consistência o jogo inteiro. Joguei muito bem do começo ao fim. Saio feliz com a vitória, agora é se preparar para o próximo jogo, já focado “, afirmou Luz, que enfrenta na próxima rodada do o jovem paulista Matheus Pucinelli, que venceu o japonês Kaichi Uchida, por 6/2 5/7 6/3. “Ele foi um bom juvenil, joga bem, está vindo de três bons jogos nesse torneio. Vou 100% para cima dele e fazer o meu melhor”, acrescentou.

Principal favorito ao título, o cearense Thiago Monteiro, 84º do mundo, ratificou a condição de cabeça 1 e passou pelo português Gastão Elias, por 6/3 6/2. “Foi uma excelente estreia, me adaptei bem às condições, gosto de jogar aqui em São Paulo. O clube recebeu a gente muito bem, o torneio está muito bem organizado. Me senti bem desde o início do jogo, na verdade tive um break no início, comecei um pouco mais nervoso, mas depois fui me soltando, voltei um break em seguindo, fui me impondo cada vez mais e jogando de uma forma bem contundente para ter uma vitória sólida. Estou feliz pela vitória, esse é meu último torneio da temporada e estou 100% focado aqui”, analisou Monteiro, que encara nas oitavas o francês Maxime Janvier, 211º.

O paulista Thomaz Bellucci também iniciou bem sua trajetória no São Paulo Open Tennis derrotando o russo Teymuraz Gabashvili, por 6/2 6/0. “Foi uma boa estreia, foi mais rápido do que esperava. Joguei contra ele nos Estados Unidos duas semanas atrás e tinha sido difícil, bem diferente de hoje. Não sei se ele estava machucado, mas ele estava errando bastante, porém eu estava firme no jogo, sólido, e consegui dificultar bastante pra ele, então foi tranquilo”, observou Bellucci que se prepara para jogar contra o português Frederico Ferreira Silva. “É sempre bom jogar em casa e com público. Desde o começo do ano que a gente não jogava com público aqui no Brasil, então foi bem legal”, disse.

O mineiro João Menezes, cabeça 7 e 658º, também não encontrou dificuldades para avançar na chave ao anotar duplo 6/1 contra o paulista João Pedro Sorgi. Tenista da nova geração, o paulista Felipe Meligeni superou Benjamin Lock (ZIM), por 6/4 6/1.

Resultados desta terça-feira:

[1] Thiago Monteiro (BRA) d [WC] Gastão Elias (POR) 63 62

Orlando Luz (BRA) d [2] Thiago Seyboth Wild (BRA) 75 16 63

[Q] Camilo Ugo Carabelli (ARG) d [4] Emilio Gomez (ECU) 57 63 60

[6] Frederico Ferreira Silva (POR) d [Alt] Aziz Dougaz (TUN) 46 76(5) 61

[7] João Menezes (BRA) d [WC] João Sorgi (BRA) 61 61

Felipe Meligeni Rodrigues Alves (BRA) d [LL] Benjamin Lock (ZIM) 64 61

Thomaz Bellucci (BRA) d Teimuraz Gabashvili (RUS) 62 60

Christian Lindell (SWE) d [Q] João Lucas Reis Da Silva (BRA) 62 46 63

Chun-hsin Tseng (TPE) d Sebastian Baez (ARG) 63 36 64

[Q] Matheus Pucinelli De Almeida (BRA) d Kaichi Uchida (JPN) 62 57 63

Programação desta quarta-feira:

Quadra central

10:00

[3] Mohamed Safwat (EGY) vs Fernando Meligeni Rodrigues Alves (BRA)

Não antes das 11:30

[1] Thiago Monteiro (BRA) vs Maxime Janvier (FRA)

Quadra 1

10:00

Pedro Sakamoto (BRA) vs [8] Juan Pablo Ficovich (ARG)

Não antes das 11h:30

Roberto Quiroz (ECU) vs [5] Dmitry Popko (KAZ)

Transmissão – As semifinais, no sábado, e a final, no domingo, terão transmissão ao vivo pelo FoxSports. Todas as partidas serão transmitidas via streaming pelo site da ATP – https://www.atptour.com/en/atp-challenger-tour/challenger-tv.